Enigma

26 05 2008

“Victor, cara, dá sinal de vida aê!”
Putz…44 dias sem nenhum “postzinho” sequer. Tinha gente pensando que eu estava morto. (risos)
Seguindo aquele mesmo ritual de tentar explicar a minha ausência e em seguida desconversar…vamos às novidades.

Durante esse feriado eu conheci uma banda – na verdade é um projeto musical – que eu nunca pensei que eu fosse conhecer nesse penúltimo feriado prolongado do ano. Eu passei o feriado na praia, com várias pessoas “normais”, umas duas ou três pessoas no lugar – além de mim – conheciam outros estilos musicais além do forró e do pagode. No sábado à tarde quando eu já estava quase me retirando do recinto à procura de um lugar onde aquele som acatapótico não mais pudesse ser percebido pelo meu ouvido, notei que agora o som que saia do fundo daquele fox preto não mais incomodava meu ego. Da mala daquele carro agora ecoava o som inconfundível de Raul Seixas, mesmo assim eu estava decidido a deixar o lugar e tentar ler um livro. Quando a voz de Raul Seixas deixou de ser um grito e passou a ser um susurro, ao final de guita, o som cessou. “Será que desligaram o som?” “Vão mudar o cd? O que vão colocar agora?”
Depois de um breve silêncio eu escuto uma música de The Cranberries! A curiosidade fala mais alto e vou procurar a origem do som. O som saí do fundo daquele carro preto que outrora tocava algo com uma letra mais ou menos assim: -“Chupa, chupa, chupa que é de uva”. Sentei pra curtir o som. Dai em diante só tocou coisa conhecida e audível. Estava eu cantando U2 quando interremperam o canto do Bono, o que viria agora? Começou a tocar um new age, mas não era apenas um new age, era um new age com batidas e eletrônicas, o som ia progredindo, as batidas ficavam cada vez mais envolventes e derepente eu me arrepiei, um canto gregoriano uniu-se às batidas eletrônicas e e eu me fascinei pelo som. Na terceira música daquele disco eu notei um som familiar – mas que banda é essa? Não resisti e fui perguntar ao cara que era o Dj do som daquele cara e que àquela altura já estava chamando urubu de meu louro. No meu daquele lero-lero ele me revelou o som da banda, Enigma.

Enigma é um projeto musical formado em 1990 por Michael Cretu e Sandra Cretu, sua esposa. Antes do Enigma, Cretu lançou alguns álbums com seu próprio nome, mas todos não foram particularmente bem sucedidos. Foi então que Cretu traçou a criação de um novo estilo de “new age” dance, sem nome ainda. E em dezembro de 1990, surge com o álbum debut do projeto: MCMXC a.D. O álbum foi o primeiro sucesso comercial de Cretu, com o single “Sadeness (Parte I)”, onde eram mixados Cantos Gregorianos, batida altamente dançante e gemidos sensuais de Sandra. Logo em seguida, “The Cross of Changes” (A Cruz das Mudanças, ou Cruzamento das Mudanças) foi lançado e vendeu seis milhões cópias em um ano. Com o Hit “Return to Innocence”. Foi essa a música que me soou familiar naquele dia, tocava uma versão remix dela nas rádios e nas boites a algum tempo atrás. Aliás, muitas da músicas desse projeto musical foi e é utilizada em comerciais, filmes e em matérias jornalísticas na tv e rádio em todo o mundo, o que faz com que seja quase impossível que você nunca tenha ouvido ao menos um trecho de suas canções.
Em 1996, “Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!” (O Rei Está Morto, Viva o Rei!) foi lançado. A idéia de Cretu era que este terceiro álbum fosse a síntese dos dois álbums precedentes, e conseqüentemente os elementos familiares incluídos de cantos gregorianos e música hindu está mais presente que nunca.
No ano 2000, “The Screen Behind The Mirror” (A tela atrás do espelho), incluiu amostras de Carmina Burana de Carl Orff em quatro faixas do álbum. Estão de volta o “Gregorian Chants Remixed” e um som mais grave, e extremamente dançante, e ainda flautas de Shakuhachi e outras assinaturas tradicionais do padrão Enigma.
“Voyageur” (Viajante) de 2003, foi considerado por muitos como um “makeover” total para o projeto. Praticamente todos os elementos proeminentes da assinatura de Enigma (o étnico e/ou o Gregorian chants, as flautas famosas de Shakuhachi) estavam presentes neste álbum, muito mais eletrônico e utilizando escalas diferentes, uma espécie de releitura do projeto.
Já em 6 julho de 2006, o projeto Enigma finalmente lança o seu sexto disco “A Posteriori” que contém uma versão nova para “Hello and Welcome”. Destaque para “Eppur Si Muove” e “Goodbye Milky Way”. Este álbum é talvez o mais sombrio da banda, tomando como tema a Via Láctea, e sua destruição prevista para acontecer em alguns milhões de anos.
De acordo com o contrato que o projeto tem com a Vigin Records, seu próximo disco será lançado no próximo ano. O contrato prevê que o projeto lance um total de oito álbuns com o prazo de um a cada três anos.

Michael Cretu e Sandra Cretu formam o projeto desde o começo. Outros músicos que tinham trabalhado previamente ao lado de Cretu, na produção de álbums do grupo são Peterson Frank, David Fairstein, Peter Cornelius e Jens Gad. Os cantores que foram influentes em canções do Enigma são: “The Angel X”, que forneceu os vocais para “Return to Innocence”, Ruth-Ann Boyle e Andru Donalds em “The Screen Behind The Mirror” e “Voyageur”. Louisa Stanley e Elisabeth Houghton emprestaram também suas vozes em “The Voice of Enigma” e “Knocking on Forbidden Doors”. Por isso Enigma não é uma banda propriamente, mas um projeto musical, os artistas são convidados somente para participarem de determinados álbuns e não do projeto em si.

1990 – MCMXC A.D (The Limited Edition)
01 – The Voice Of Enigma
02 – Principles Of Lust – A- Sadeness
03 – Principles Of Lust – B- Find Love
04 – Principles Of Lust – C- Sadeness (Reprise)
05 – Callas Went Away
06 – Mea Culpa
07 – The Voice & The Snake
08 – Knocking On Forbidden Doors
09 – Back To The Rivers Of Belief – A- Way To Eternity
10 – Back To The Rivers Of Belief – B- Hallelujah
11 – Back To The Rivers Of Belief – C- The Rivers Of Belief
12 – Sadeness (Meditation)
13 – Mea Culpa (Fading Shades)
14 – Principles Of Lust (Everlasting Lust)
15 – The Rivers Of Belief (The Returning Silence)

Rapidshare

1993 – The Cross of Changes
01-Second chapter
02-The eyes of truth
03-Return to innocence
04-I love you … I’ll kill you
05-Silent warrior
06-The dream of the dolphin
07-Age of loneliness (Carly’s song)
08-Out from the deep
09-The cross of changes

Rapidshare Part1

Rapidshare Part2

1996 – Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!
1. Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!
2. Morphing Thru Time
3. Third Of Its Kind
4. Beyond The Invisible
5. Why!…
6. Shadows In Silence
7. The Child In Us
8. T.N.T. For The Brain
9. Almost Full Moon
10. The Roundabout
11. Prism Of Life
12. Odyssey Of The Mind

Rapidshare Part1

Rapidshare Part2

2000 – The Screen Behind the Mirror
1. The Gate 2:03
2. Push the Limits 6:26
3. Gravity of Love 3:58
4. Smell of Desire 4:57
5. Modern Crusaders 3:50
6. Traces (Light and Weight) 4:11
7. The Screen Behind the Mirror 3:58
8. Endless Quest 3:06
9. Camera Obscura 1:27
10. Between Mind and Heart 4:09
11. Silence Must Be Heard 5:19

Rapidshare Part1

Rapidshare Part2

2003 – Voyageur
01-From East to West
02-Voyageur
03-Incognito
04-Page of Cups
05-Boum Boum
06-Total Eclipse of the Moon
07-Look of Today
08-In the Shadow, in the Light
09-Weightless
10-The Piano
11-Following the Sun

Rapidshare

2006 – A Posteriori
01. Eppur Si Muove
02. Feel Me Heaven
03. Dreaming Of Andromeda
04. Dancing With Mephisto
05. Northern Lights
06. Invisible Love
07. Message From IO
08. Hello And Welcome
09. 20.000 Miles Over The Sea
10. Sitting On The Moon
11. The Alchemist
12. Goodbye Milky Way

Rapidshare

Rapidshare²

Senhas/Password:

For to/Para: 1990 – MCMXC A.D (The Limited Edition).

No Pass/Sem Senha

For to/Para: 1993 – The Cross of Changes.

thejukejointmp3.com

For to/Para: 1996 – Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!

newage

For to/Para: 2000 – The Screen Behind the Mirror.

new age

For to/Para: 2003 – Voyageur.

No Pass/Sem Senha

For to/Para: 2006 – A Posteriori

No Pass/Sem Senha

Ações

Information

18 responses

27 05 2008
Jairon

Pois é, Victor, “welcome home”, hehe.
Como você já explicou bem, é impossível nunca ter ouvido nada do Enigma. Eu já conhecia algumas músicas, mas agora vou ter a oportunidade de conhecer o projeto inteiro. Valeu aê!
Voltou em grande estilo! =D

27 05 2008
Leandro Juvencio

Enigma. Som das antigas!!! hehe. Muito bom som! 😀

24 06 2008
RoMiNhoW

Falae…
Pultz sou xonado em enigma!!!! D+++ mesmo !!!
Então… eu tenho um link com mais coisas deles… se interessar me avisa =)
e tipow… você teria alguma banda nesse estilo? Quero algo bem parecido com enigma…. sinceramente enigma pra mim é algo bem sex-music mesmo que se ouça sozinho…
sem descrição pro que o projeto Enigma é…
Bom quanquer coisa podemos trocar contatos… =)
E se puder recomende algo dessa mesma vertente que enigma pls =)
abraço!

16 07 2008
Elaine

Conheci o Enigma este ano e não canso de ouvir e conhecer mais e mais, é bom saber que existem outras pessoas que não gostam somente de pagode e forró, nem todos percebem o envolvimento que seus projetos musicais transmitem.

8 09 2008
Seagirl

Thanks pelos links.
Me ajudou a recuperar esses albuns.

Namaste*

10 11 2011
Mario Jorge Barros

SIm eu tenho se vc quiser lhe passo ok

29 01 2009
marcelo

Entaoo, gosto muito do Enigma!
só qeu tenho algumas musicas em meu computador!
gostaria de baixar o primeiro Cd! mas parece qeu o link está invalido!
se puderem resolver, ficarei muito grato!

obrigado!

13 02 2009
arino junior

Muito bom essa publicação deste blog, consegui resgatar todos os albúns do Enigma… sou professor de ed fisica, e em uma aula q dou na academia chamada Body Balance, quase todos mixes vem com alguma coisa do Enigma, é muito bom e lindo o som deles…

3 06 2009
Léo caldeira

como faço para ter os cd da banda ENIGMA(adoro) ?

12 08 2009
Daniel avannay

quero a parte 2 do “the cross of changes”!

abs

15 11 2009
Soninha

muito obrigada…
foi d grande valor para mim encontrar o nome da musica que tanto procurava
SADNESS

obrigada!!!!!

16 02 2010
rafael

Ta dando erro no disco de 2006 – A Posteriori…
agradeço se puder corrigir…

Abraços.

10 11 2011
Mario Jorge Barros

Escutei essa banda de musica aos meus 12 anos e hoje estou com 30 anos e escuto e lembro de cada momentos de minha vida ( Retono a Inocencia ) muito louca essa musica pessoal .
Um abraço a todos que curtem essa banda muito 10 …………..

3 05 2012
edmarbila

cara eu tenho 18 anos e infelizmente n pude aproveitar a era enigma, mas em jornais e filmes ja tinah ouvido musicas da banda, mas nem sabia o q era, em fim baixei um video no youtube e veio com a return to innocence de fundo, eu gostei paka e procurei saber de quem era , foi entao que eud escobri a banda, baixei algumas musicas e gostei ainda mais, sem tempo para baixar eu dei uam pausa.

outro dia assistindo legendarios a musia retur to innocence foi utilizada em um quadro e reativol minah paizão pela banda, mas mesmo assim n foi em busca de novas musicas, um dia fautei na escola e tava assistindo globo reporter, uma reportagem sobre os animais de madagascar, percebi q tocol uma musica do enigma , depois mais uma ai toco outras musicas q eu n conhecia mais algumas do enigma, e no final quandoaparece o globinho e creditos toco a return to innocence até me emocionei, e me toquei que as musicas ali tocadas eram todas do enigma, foi ai que eu busquei mais sobre a banda e consegui todos os albums , des de platinum até edição limitada.

e hj por caso emtrei em um site de singles e tinah enigam la umas 5 musicas q eu n tinha ouvido nem falar, e foi procurar por elas, ja baixai os albums e emtres essas pesquisas cai aki nessa postagem. e so tenho a dizer que enigma é otimo muito show viajo escutando as musicas . quem quizer em add no face http://www.facebook.com/edmar.bila vo adorar ter fãs do enigam junto comigo =)

10 03 2013
iris

muito massa pow! finalmente encontrei essa banda vlw! ❤

10 03 2013
Edmar

Cara tenho todos os albums em meu pc =D n canço de ouvir hehe

21 08 2013
Sandro

Tenho todos os álbuns e DVD’s do Enigma ORIGINAIS, sou totalmente contra a pirataria, comprem original, ENIGMA compensa comprar original, pois as capas valem o investimento!!! Abraços

23 04 2017
isaura

Sou hipnotizada pelas musicas do enigma! Uma viagem musical! Profunda! Para poucos…

Deixe um comentário

